Entrevista com a escritora, Renata R. Correa

Como prometi entrevistas com escritores fiz uma seleção pra vocês de ótimos escritores, colocarei as entrevistas semanalmente para não sobrecarregar vocês!
Mas a nossa primeira entrevista é com a princesa Renata R. Correa, encantada pelos romances da vida, que inclusive é o gênero que mais escreve, médica, 34 anos, pisciana, casada e foi bem clara quando disse que AINDA não tem filhos... O que significa que em breve teremos pequetuchos pra mimar galerinha!!!
Super atenciosa com o nosso blog ela respondeu todas as perguntas, nos deu até a música preferida pra colocarmos pra vocês ouvirem! E mais, ela também gosta do Frederico Elboni!!! A Rê é simplesmente adorável!


Durante a entrevista descobrimos que além de tudo ela é apaixonada por fotografias e por coincidência ou não, olha a música preferida dela aí! haha'

''Hoje o mar faz onda feito criança
No balanço calmo a gente descansa
Nessas horas dorme longe a lembrança
De ser feliz
Quando a tarde toma a gente nos braços
Sopra um vento que dissolve o cansaço
É o avesso do esforço que eu faço
Pra ser feliz
O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia


As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar
Quando as sombras vão ficando compridas
Enchendo a casa de silêncio e preguiça
Nessas horas é que Deus deixa pistas
Pra eu ser feliz
E quando o dia não passar de um retrato
Colorindo de saudade o meu quarto
Só aí vou ter certeza de fato
Que eu fui feliz''

Linda e com esse sorriso encantador, não é pra menos que ame fotografias!

Renata, primeiramente gostaria de agradecer você, por ter tirado um tempinho para nos conceder essa entrevista! E gostaria de pedir que se apresentasse para nossa galera do blog!

Renata: Eu que agradeço o convite! Meu nome é Renata R. Corrêa, sempre fui uma apaixonada por leitura, comecei a escrever na adolescência e sonhava em um dia escrever um livro. Sou formada em Medicina e apenas há cerca de um ano consegui concretizar meu sonho de escrever meu primeiro livro. Meu primeiro romance intitulado “Contra todas as probabilidades” encontra-se completo e gratuito para leituras no Wattpad. Espero em breve conseguir publicá-lo. Também estou postando lá meu segundo romance “As coisas não são bem assim – sobre a vida e o amor”. Escrevo romances, contos e crônicas. Já escrevi quatro livros, sendo três romances e um de contos e crônicas. Escrevo em meu blog, tenho uma página no facebook: Renata R. Correa (escritora) e um canal no Youtube.


Sabemos que você tem um super blog, que foi lançado já há um tempo! Fale pra gente um pouquinho dele, e de seus outros trabalhos!

Renata: Quando decidi realmente me lançar no mercado como escritora, o que aconteceu há cerca de um ano, percebi que para conseguir a atenção e credibilidade de alguma editora precisava primeiro me apresentar ao público. Foi então que surgiu a ideia de criar o blog. No início eu não entendia nada sobre esse mundo virtual, mas fui aprendendo aos poucos. Os primeiros textos que postei no blog foram as páginas do meu primeiro romance, o “Contra todas as probabilidades”, que conta uma história de amor improvável entre uma fã e um ídolo do rock, de forma divertida e com toques de sensualidade, suspense e drama. Depois que terminei a postagem do livro, completa, resolvi escrever outras coisas. Gosto muito de falar de amor e de relacionamentos, de textos que sejam incentivo e inspiração para as pessoas seguirem em frente em busca de seus sonhos, e é esse tipo de texto que posto praticamente todos os dias no meu blog, às vezes em forma de crônicas, outras em forma de diálogo e ainda em forma de contos. Depois de um tempo resolvi me inscrever no Wattpad, que é uma plataforma de leitura muito bacana, tanto para leitores quanto para escritores, é uma rede social na verdade.  Eu também havia criado um canal no Youtube, mas ficava com receios de gravar meus vídeos, demorei a realmente fazer isso, há poucos meses gravei meu primeiro vídeo e tenho procurado gravar com mais frequência. Entrem  e conheçam um pouquinho mais sobre mim e sobre meu trabalho, também pretendo gravar dicas para novos escritores

Nos explique de médica a escritora? Como isso? Como consegue conciliar as duas coisas? Haha
Renata: Parece um pouco estranho uma médica ser escritora, mas a escritora vivia em mim muito antes da médica! Escrever sempre foi uma paixão, mas eu nasci numa cidade pequena (Guimarânia-MG) e numa família pobre, não imaginava que ser escritora pudesse um dia ser minha profissão. Eu era muito criança ainda, conhecia pouco sobre as profissões e havia um único médico na minha cidade, uma pessoa incrível e especial, decidi que queria ser como ele. Cresci com essa vontade, esse sonho, e mesmo que pudesse parecer pouco provável que eu fosse conseguir, meus pais acreditaram em mim e me apoiaram incondicionalmente. Quando terminei a oitava série (o nono ano hoje), tive que me mudar para a casa de tios em outra cidade (Patrocínio-MG) para que pudesse continuar estudando. Terminado o colegial, prestei meu primeiro vestibular e não passei, lembro bem do que senti, foi como ver meus sonhos escorrendo por entre meus dedos... Mas meus pais decidiram mudar-se com a família toda para Uberlândia-MG, para que eu e meus irmãos tivéssemos a oportunidade de continuar estudando e tentar entrar numa Universidade Federal. Agarrei-me àquela oportunidade e estudei muito, dediquei-me, cheguei a emagrecer quase dez quilos em um ano e meio, mas passei no tão sonhado vestibular para Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, em terceiro lugar. O curso não é fácil, são seis anos, carga horária integral, e ainda tem os plantões, acabei assim me distanciando da escrita. Quando terminei a faculdade, comecei a trabalhar e continuei estudando para prestar prova para residência médica em Oftalmologia. Passei e foram mais três anos de estudo e trabalho. Após a conclusão da residência eu não tinha dinheiro para montar meu próprio consultório, então fui trabalhar para uma clínica da cidade. Depois de três anos trabalhando lá acabei adoecendo. Entrei em esgotamento, o que é conhecido como síndrome de “Burnout”. É uma síndrome do esgotamento profissional que associa depressão a cansaço físico e mental extremos. Decidi largar tudo que estava fazendo e montar meu próprio consultório. Foi arriscado, foi num momento em que o país começou a entrar em recessão, mas foi a melhor coisa que já fiz na minha vida! Assim, voltei a ter tempo para mim mesma, para fazer coisas de que eu gostava e a primeira delas foi voltar  a escrever. Voltei com tudo! Em um mês escrevi meu primeiro livro. Fiquei tão empolgada que comecei a ler tudo relacionado com publicação. Aprendi muitas coisas, revisei meu livro, criei o blog e enviei meu livro para registro na Biblioteca Nacional. Isso já faz um ano e eu nunca mais parei. Continuo trabalhando como médica oftalmologista e escrevendo nas horas livres. É possível conciliar coisas diferentes. Acredito que somos feitos de sonhos diversos e de gostos variados e que não precisamos ser uma coisa só! Podemos ser várias ao mesmo tempo!


Conte-nos qual a sua inspiração pra escrever e também quem são seus autores favoritos!

Renata: Ainda bem criança, minha inspiração foi meu avô materno com suas histórias fantásticas e depois minha mãe, que foi minha professora no primeiro ano primário. Ela costumava nos levar para o pátio da escola e nos entregar livrinhos sem letras, apenas com as ilustrações. Depois voltávamos para a sala de aula e tínhamos que inventar uma história para aquelas ilustrações, era muito lúdico, divertido e prazeroso. Esses fatos despertaram em mim o gosto pela leitura. Quando aprendi a ler, lia tudo que me dessem ou emprestassem. Depois, já na adolescência, por volta dos quinze anos, conheci as obras de Clarice Lispector, por meio de uma professora de literatura. Primeiro foi “A paixão segundo GH” e depois “A hora da estrela”. Clarice é diferente de tudo que já li. Foi uma mulher a frente de seu tempo. Sua escrita é bem particular mesmo e amei aquilo, aquela liberdade com as palavras, com a forma do texto, eu queria escrever daquele jeito! Eu queria ser Clarice! Ela mudou minha forma de ver a escrita e a Literatura. Foi minha primeira grande influência para querer escrever e continua sendo minha maior influência até hoje! Adoro os textos dela. Tenho vários livros de Clarice Lispector! Super recomendo! Nos últimos anos também conheci outros autores que adoro e têm me influenciado muito, entre eles estão Fabrício Carpinejar, Clarissa Corrêa (que não é minha parente, até onde eu saiba) e Frederico Elboni. Minha inspiração para escrever meus textos é o amor, a vida, os sonhos, os relacionamentos que já tive, e o que tenho. Gosto muito de escrever sobre essas temáticas. Procuro escrever textos que falem de coisas boas, que sejam motivo de alegria e estímulo para meus leitores.


Os queridinhos da Rê: Clarissa, Frederico, Clarice e Fabrício.

Qual a sensação que sente quando está escrevendo seus contos?

Renata:As histórias surgem de formas diversas para mim, às vezes sonho com o que depois acabo escrevendo, às vezes do nada aquilo me vem à cabeça e tenho uma urgência em escrever. Sinto-me transportada para outro mundo quando escrevo. É como se eu estivesse vivendo ou vendo aquilo que estou contando (tanto com os contos, como com os romances foi e é assim), só tenho que ter a delicadeza de saber contar. Escrever é uma terapia para mim! Salvou minha vida! Trouxe de volta minha alegria de viver! Amo o que faço e espero nunca mais parar! Espero conseguir a realização profissional como escritora, de ser reconhecida pelo meu trabalho e de conseguir publicá-lo por uma editora séria.

Nessa correria que é sua vida, ainda tem tempo pra vida social? Como é que ela funciona?

Renata:Claro! Durante a semana é mais corrido sim, mas nos finais de semana adoro estar junto de meus amigos e familiares. Gosto muito de cinema e de assistir a filmes em casa. Toco violão, é uma coisa que me relaxa. Amo música! Sempre que tem alguma apresentação musical ou de teatro aqui em Uberlândia eu procuro ir. Também gosto de sair para jantar fora, de tomar um bom vinho, de fazer um churrasquinho em casa. E quando tenho mais dias de folga costumo viajar. Amo conhecer lugares diferentes, a cultura, as pessoas, as comidas. Ainda tenho outro hobbie que é a fotografia. Antigamente os escritores eram vistos como pessoas reclusas, solitárias. Hoje em dia acho que isso mudou muito. Eu adoro estar rodeada por pessoas queridas!

Você já tem algum outro projeto em vista? Pode adiantar alguma coisinha pra gente?

Renata: Meu projeto mais recente é meu canal no YoutubeRenata R. Correa – escritora. Tem sido um desafio gravar os vídeos e aprender a editá-los. Às vezes gravo com o celular, outras com a câmera fotográfica, para poder comparar, sempre acho alguns defeitinhos. Sou muito perfeccionista e ter que aceitar que nem sempre é possível fazer algo tão bom como eu gostaria me incomoda e tenho a cada dia que aprender a lidar com isso. Também tive um conto “Era inevitavelmente amor” selecionado através de um edital (concurso literário), da Editora Illuminare, que integrará a antologia “Eu, você e o amor”, que será lançada fisicamente agora em julho. Estou muito feliz! É meu primeiro texto que será publicado fisicamente. Além disso, estou correndo atrás de uma editora, tenho conversado com algumas, acredito que em breve terei boas notícias para dar, quanto à publicação física do meu primeiro livro!


Livro da Editora Iluminare, contendo o conto da Renata!
Você também tem um canal no youtube. De onde surgiu a ideia? Conte-nos um pouquinho dos seus vídeos.


Renata: Sim! Meu canal no Youtube: Renata R. Correa – escritora. Surgiu desse mesmo princípio que tenho de que é preciso se fazer conhecido! Hoje em dia os leitores querem conhecer mais os escritores, sentirem-se próximos! Além disso, as editoras procuram publicar novos autores que já estejam de alguma forma no mercado, que já têm algum público. Muitos escritores dessa nova “leva” nacional têm seus canais no youtube também. Confesso que ainda não é tão fácil para mim! Eu sou falante, engraçada, comunicativa, mas quando sento de frente a câmera para gravar, fico um pouco constrangida! Às vezes tenho que gravar a mesma coisa algumas vezes até ficar natural. Tudo ainda é muito novo para mim! Mas estou tentando! Seguindo em frente! Acho que temos que fazer tudo que estiver ao nosso alcance para tentar conseguir realizar nossos sonhos. Gravei alguns vídeos falando um pouquinho sobre mim e sobre assuntos que costumo escrever no blog. Uma dica que dou para quem está lendo o blog e gosta de escrever e quer fazer disso uma profissão é esta: procure fazer-se conhecido! Tenha uma página no facebook onde poste seus textos, crie um blog e um canal no youtube. Se você for uma pessoa tímida para gravar vídeos, pelo menos escreva no facebook e tente criar um blog! Dessa forma nós vamos aos poucos construindo nosso público!

Acredito que todo jovem tenha vontade de perguntar isso aos seus autores, e você como escritora jovem nos conte, o que acha do amor?

Renata: O amor é o sentido da vida! O que nos move, faz querermos ser melhores e nos faz sonhar. Não acredito na vida sem amor. Precisamos aprender primeiro a nos amar, aceitar quem nós somos, com nossos defeitos, para depois conseguir amar o outro. Acho que toda forma de amor vale a pena! O amor quase sempre vem acompanhado de certa angústia e sofrimento, principalmente quando se é muito jovem. Costumo escrever isso em meus textos. Certamente iremos sofrer por vezes e nos decepcionar, mas sempre valerá a pena!  E quando se encontra o amor correspondido, aquele que te tira do chão, que te entende como ninguém, que é seu melhor amigo e amante, é nessa hora que a magia acontece! Amar é um risco, mas quase tudo na vida o é! Mais vale “quebrar a cara”, sofrer e chorar às vezes, do que passar pela vida sem nunca ter amado e sido amado!

Rê, deixe aqui pra galera como é que faz pra entrar em contato com você, te mandar recados e tudo mais!

Renata: Galera linda que me lê e que acompanha o blog Realeza Cultural (galera linda sim, porque acredito que todo mundo tem algo de lindo em si), entrem no meu blog e cadastrem-se lá! Vocês podem deixar seus recadinhos e comentários que irei adorar! Curtam também minha página no facebook  e podem ficar  a vontade para deixar seus recados ou me enviar mensagens in Box, caso queiram perguntar alguma coisa de forma privada. Eu sempre leio e respondo a todos, mesmo que demore um pouquinho! Foi um prazer enorme estar aqui! Galera do Realeza Cultural, muito obrigada pela oportunidade e a todos que leram, obrigada pela paciência! Um grande beijo!

E essa foi a nossa entrevista com a linda Renata R. Correa, segue aqui também o link para quem quiser ter acesso ao livro que a Editora Iluminare publicou e que contém o conto da nossa querida. 
Renata, em nome da equipe do Realeza Cultural eu agradeço a sua atenção conosco e desejo muuuuito sucesso! Que todos os seus contos bombem e continuaremos ligadinhos em suas publicações!

Meus queridos, espero que tenham gostado desse delicioso papo que tivemos com a Rê, deixem seus comentários, caso não consigam entrar em contato com ela deixem comentários aqui que direcionaremos vocês até ela!


Milhões de beijos!
Jéssy.


RetrocederPost PróximoPost Página inicial

8 comentários:

  1. Parabéns para vocês duas. " Jéssy e Renata ". As perguntas foram super inteligente e a Renata como sempre muito segura e verdadeira. Linda entrevista. Parabéns e sucesso para vocês duas... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rudy! E você como sempre muito gentil!

      Excluir
    2. Rudy muito obrigada! A Renata é mesmo adorável!! Milhões de beijos, Jéssy!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Catarine Mendes! Convido-a a conhecer meu blog! Beijos!

      Excluir
    2. Catarine obrigada! E continue a nos acompanhar! Milhões de beijos, Jéssy!

      Excluir
  3. Jéssy, muitíssimo obrigada! Adorei dar esta entrevista para você! Realmente fiquei super a vontade e abri meu coração! Você foi muito carinhosa e gentil comigo! A matéria ficou linda! Beijos! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê eu quem te agradeço toda atenção e paciência comigo! Milhões de beijos! Sucesso pra você sempre!
      Jéssy :*

      Excluir